#minutodanutri Alimentos Funcionais

19 maio

Olá, gente linda!

Não sei se vocês perceberam, mas nos últimos meses tem sido frequente ouvir falar em alimentos funcionais. Muitas pessoas ainda não sabem o que são, quais são e nem como utilizá-los, então hoje resolvi trazer alguns aqui pro blog pra apresentar a vocês. Pode ser? rsrs

alim funcionais

Bom, então… O que são? São alimentos ou ingredientes que tem o poder de nos trazer efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à nossa saúde, além das suas funções nutricionais básicas. Além disso, podem ainda auxiliar na redução do risco de doenças crônicas, como câncer e diabetes.

Quando devo consumi-los? Esses alimentos devem ser consumidos diariamente, somados aos hábitos alimentares saudáveis e à prática de exercício físico. Ou seja, não vai adiantar de nada se você consumir linhaça no café da manhã, por exemplo, e ter uma alimentação desequilibrada no resto do dia. Concordam?

E quais são eles?

– Casca de uva, vinho tinto e maçã: Substâncias ativas: Resveratrol, flavonóides e pectina. Reduz o risco de doenças cardiovasculares, formação de coágulos e inflamações.

– Soja e derivados: Substâncias ativas: Fitoestrógenos e isoflavonas. Reduz o risco de doenças cardiovasculares, os níveis de colesterol e alivia a sensação de calor em mulheres com menopausa.

– Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete: Substância ativa: Glicosinolato. Aumenta a atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas.

– Tomate, goiaba e melancia: Substância ativa: Carotenóide (Licopeno). Tem ação antioxidante (combatendo os radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce), reduz o risco de doenças cardiovasculares e protege contra certos tipos de câncer, como o de próstata.

– Folhas verdes: Substância ativa: Ácido fólico. Protege contra a degeneração macular, fazendo a manutenção de uma boa visão.

– Linhaça: Substância ativa: Lignana. Tem a capacidade de reduzir os níveis de LDL (“colesterol ruim”) e aumentar os de HDL (“colesterol bom”), prevenindo o surgimento de várias doenças cardiovasculares, auto-imunes e inflamatórias e diminuindo a inflamação, o que pode nos ajudar com as temidas celulites, já que são resultado de um processo inflamatório. As fibras presentes nesse alimento, principalmente a lignana, previne contra os cânceres de mama, cólon, endométrio e próstata, além de promover sensação de saciedade, diminuir a absorção de gordura e açúcar, favorecendo o emagrecimento e também os diabéticos. Além disso, ainda melhoram o funcionamento do intestino.

– Alho e cebola: Substâncias ativas: Alicina e quercitina. Reduz os níveis de colesterol e a pressão sanguínea, melhora o sistema imunológico e previne contra câncer gástrico. As substâncias ativas citadas são antioxidantes, que atuam na inibição de enzimas envolvidas na produção de estrogênio, que, quando em excesso, é o responsável pelo acúmulo de gordura localizada.

– Frutas cítricas: Substâncias ativas: Limonóides e monoterpenos. Previnem contra o câncer e possui efeito protetor do coração.

– Chá verde: Substâncias ativas: Catequinas e quercitina. Reduz a incidência de alguns tipos de câncer, reduz o colesterol e estimula o sistema imunológico. É um termogênico natural, estimulando o metabolismo, ajuda na oxidação da gordura corporal.

– Azeite de oliva extra-virgem: Substância ativa: Hidroxitirosol. Auxilia na redução do colesterol total e LDL e eleva discretamente o HDL. É um potente antioxidante e atua na defesa orgânica.

– Nozes e castanhas: Substâncias ativas: Flavonóides e resveratrol. Previne a trombose e evita o surgimento de câncer.

– Pimenta: Substância ativa: Capsaicina. Tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo, efeito antiobesidade e libera endorfina, responsável pela sensação de prazer.

– Peixes: Substância ativa: Ômega-3. Reduz o risco de doenças autoimunes e cardiovasculares, inflamações, auxilia no controle da hipertensão e reduz os níveis de LDL. Também previne contra o câncer de mama, cólon, pele, pâncreas, próstata, pulmão e laringe. A substância é encontrada especialmente no salmão, cavala, arenque e atum.

– Laticínios: Substâncias ativas: Lactobacillus, bifidobactérias e cálcio. Regula a flora intestinal, melhorando a integridade da mucosa e a resistência à infecções. Também previne contra a osteoporose e o câncer de cólon.

Lembrem-se sempre de que o único profissional que pode te ajudar a fazer um planejamento alimentar adequado, nutricionalmente equilibrado e individualizado é o nutricionista!

Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo.

Beijos, Milenna.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Redundâncias

Um pouco sobre o muito que eu penso

Resenha Pink

Resenhas sobre produtos de beleza pinkmente analisados! Contato: resenhapink@gmail.com

Perfeccionismos

por Milenna Leite

Rica de Marré

por Milenna Leite

Depois Dos Quinze

make, comportamento, moda e mais!

Futilish

por Milenna Leite

Pausa para Feminices

por Milenna Leite

Naturally Nicole

por Milenna Leite

Passando Blush

por Milenna Leite

Petiscos

por Milenna Leite

True Tiger Recordings

por Milenna Leite

Flavia Calina

por Milenna Leite

Juliana Goes

por Milenna Leite

Super Vaidosa

por Milenna Leite

byfafella.com

Glamour! Everyday, every minute!

Fabulous by Vivian

por Milenna Leite

rakaminelliblog.com.br

por Milenna Leite

Jessica Flores

por Milenna Leite

Cozinha Fit

Sua Vida Mais Fit e Fácil!

Blog da Mimis

Qualidade de vida, comportamento e bem estar

%d blogueiros gostam disto: